Windows 8 Developer Preview

Publicado: 16 de setembro de 2011 em WINDOWS

A Microsoft essa semana liberou para download o Windows 8 Developer Preview. Tratasse de uma versão de avaliação do novo sistema da Microsoft que será universal, ou seja, a mesma versão tanto para tablets, celulares e PC’s.

Eu como sou viciado em informática e me amarro em testar sistemas dentre outras coisas, baixei e instalei ele num PC meu de teste. Aqui vai uma amostra do sistema e minhas impressões sobre o mesmo.

 

Sistema de instalação é bem semelhante ao Windows 7, algumas alterações de cores e nada muito interessante, mas o que eu percebi que foi alterado, e de certo modo pra melhor foi seu sistema de boot, ele agora ñ exige mais uma partição de 100Mb pro boot do sistema, e em caso de dualboot, ele cria um menu totalmente modificado e novo.

No meu caso, como tenho o Windows Server 2008 R2 instalado, ele automaticamente já reconheceu o sistema e adicionou no menu. Resta saber se esse mesmo tratamento será adotado para outros sistemas operacionais como GNU/Linux e até um Mac OS X da vida.

 

Outra coisa bem interessante é a opção, não sei se obrogatória ou não, de colocar seu email do livemail ou hotmail no login, assim ele já reconhece o seu perfil e prepara todo sistema baseado nisso, algo parecido com as contas do Mail no caso do Mac OS X e do Gmail no Android.

Particularmente eu gostei, assim você tem um sistema que logo de cara ja cai no seu perfil de usuário e quem sabe mais pra frente, a MS lance uma versão do mesmo com uma integração maior entre Windows 8 e livemail/hotmail.

 

Assim que você se loga no sistema, uma tela que mostra a hora e a data aparece na tela, como uma espécie de proteção de tela até que você utilize o sistema, pra isso, basta vc clicar com o mouse e arrastar pra cima.

 

Depois disso, a tela do que pode se chamar de novo menu iniciar, ou alguma coisa parecida, adaptado ao uso em tablets aparece na tela. Um mosaico de ícones dos programas previamente instalados no sistema.

Os ícones se movem de acordo com a necessidade, tal como num tablet normal e é dividido em tipos de ícones. Pode-se notar que no primeiro bloco tem os ícones dos programas mais usados e mais importantes como o IE, Painel de Controle, Explorer e o da área de trabalho, tal como a conhecemos normalmente.

Algumas poucas mudanças foram feitas na interface da área de trabalho, somente o ícone do menu iniciar que esta mais escuro.

No ícone da rede, a alteração foi algo do tipo dramática, uma barra verde surge ocupando quase que metade da tela somente para aparecer um botão de configuração da rede e acesso a compartilhamento.

Uma coisa que me veio a memória exatamente agora foi, como desligo o PC???? O botão de desligar só aparece ocasionalmente quando se passa o mouse sobre o menu iniciar, nada como um alt+f4 pra resolver essa questão.

O Explorer dele esta mais parecido com os menus do Word no Office 2011, botões grandes e de fácil acesso a configurações do sistema tais como rede, preferencias do sistema etc.

Essa foi uma evolução bem interessante, visto que o usuário pode acessar esses locais mais facilmente, sem muitas voltas como no caso do Windows Seven e Vista.

O Painel de Controle esta com uma cara mais limpa e clara, um menu resumido das opções esta a esquerda enquanto as opções de cada menu do lado direito são mostradas mais claramente, mas o visual antigo do Seven e Vista esta esta disponível.

Uma evolução do bloco de notas, o Ink Pad, onde pode fazer anotações e desenhos toscos com o mouse. Coisa bem rápida sem nenhuma amolação, assim como no bloco de notas antigo, que tem a mesma cara desde o Windows 95:/ .

Bom, achei o sistema bem estável e leve, levando em consideração que é um beta. Ao meu ver, a única coisa que pecou foi esse menu iniciar globalizado pra tablets, celulares  e PC’s. Isso acredito que a Microsoft terá de repensar mais pra frente em alguma configuração ou opções de layout pra usuários de PC’s e notebook.

Mais tarde, testarei jogos nele, coisa muito interessante se tratando de windows e postarei mais informação.

Espero que tenham gostado da mostra, sendo que foi minha primeira.

Até a próxima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s