Instalando Mac OS X Leopard no PowerMac G4

Publicado: 24 de dezembro de 2010 em DICAS, MAC OS X

Dica para aqueles que possuem modelos antigos de computadores Macintosh, cujos processadores são PPC, ou seja, o G4 ea velocidade for inferior a 867 MHz não suportam a instalação do Leopard 10.5.

LEMBRANDO QUE MAC OS X LEOPARD FOI O ÚLTIMO SISTEMA OPERACIONAL DA APPLE COM SUPORTE A PROCESSADORES POWERPC


Requisitos mínimos para instalar o OS X 10.5:

• CPU Intel, PowerPC G4 (867 MHz ou mais rápido) ou G5
• Unidade de DVD
• 512 MB de RAM
• 9 GB de espaço livre em disco ou 12 GB de espaço em disco se você instalar as ferramentas para desenvolvedores.

Existe um jeito de “enganar” o instalador do Mac  OS 10.5, levando-o a acreditar que seu processador é apropriado para os requisitos mínimos do sistema.

Primeiro Passo.

Reinicie o seu Mac e logo após a reinicialização, pressione quatro teclas: Command-Option-O-F, você deverá ver uma tela preta com texto. Now you are in Open Firmware in the firmware of your Mac.

Passo dois.

Insira o disco de instalação da unidade óptica (DVD), Mac OS X Leopard.

Passo Três.

Prescrever os comandos abaixo exatamente como aparecem. Considere todas as pontuações.

Comando para processadores 1 núcleo:

dev /cpus/PowerPC,G4@0
d# 867000000 encode-int ” clock-frequency” property
boot cd:,\\:tbxi

Comando para processadores 2 núcleos:

dev /cpus/PowerPC,G4@0
d# 867000000 encode-int “clock-frequency” property
dev /cpus/PowerPC,G4@1
d# 867000000 encode-int “clock-frequency” property
boot cd:,\\:tbxi


Passo Quatro.

Proceda com a instalação e seja feliz 8-]

Caso após a instalação você tenha percebido que o sistema estaeja um pouco lento, fora do comum, desabilite o Dashboard com o seguinte comando:
defaults write com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean YES

Para retornar com o Dashboard, basta digitar trocar por “NO”  no final do mesmo comando

Veja um vídeo demostrativo de como é fácil e indolor

(Vídeo de autoria de terceiros)


Foto do meu Quicksilver rodando Leopard




comentários
  1. isach disse:

    manin tem como usar esse processo pra poder instalar hum snow leopard em powerpc g4
    ou ate msm instalar hum lion

  2. WILLIAM disse:

    eu tenho um g5 com processador powwer pc 1.80ghz
    eu fui formatar depos que apago tudo na hora de escolher o hd ele fica com ponto de interrocao em amarelho gostaria de saber se vc poderia em mi ajudar com ese problema aguardo sua resp obrigado

  3. alex pedro disse:

    eu tenho um mac powerpc g4, e nao teno o disco de instalacao, quero saber se e possivel conseguir fazer algo? pois nao consigo trabalar com ele..

    • PerequeWeb disse:

      Busque no piratebay ou google uma ISO, proceda com as etapas do tutorial e instale, eu achei ele bem melhor com o Leopard do que com o Tiger

  4. Aqui funcionou, mas dava erro com a ultima linha… se da erro eh so digitar boot e dar enter que vai reiniciar e entrar ja pelo dvd.. simples..

  5. Chico noronha disse:

    Bom dia, amigão. Cara, eu não to conseguindo sucesso na digitação de SEGUNDA LINHA de comandos para processador SINGLE (G4 400Mhz é a máquina). Aparece a mensagem “UNKNOWN WORD”…. Será que tem como contornar isso, irmão????

    • PerequeWeb disse:

      400Mhz ñ é recomendável.
      Sistema vai ficar super lento, embora tenha mais cache, o processador é muito fraco.

      • Chico noronha disse:

        Irmão. E se eu colocar um processador de 450Mhz?? Será que rola? To querendo usar softwares para edição de auddio mas parece que para as versões OS X 10.4, tem pouca opção. Aliás, até que clock posso fazer upgrade do meu processador??? A máquina é um PPC 400Mhz AGP!!!!!

  6. Daniel Sant'Ana disse:

    Não, e um processador fraco pra edição.
    Aconselho vc a pegar um G4 MDD, ou fazer em um PC mesmo

    • Chico noronha disse:

      É…em PC eu ainda faço mas tenho pensado em ingressar no “mundo MAC” por isso comprei esse G4….Coloquei 1,5 GB e memória, troquei o HDD e andava atras de um OS que servisse e disponibilizasse mais variedade de softwares pra fazer a “experiência” mas se vai ser assim, arrastada a coisa, vou ter é que TROCAR de MAC, né?? Mesmo assim, obrigado pelas dicas dos amigos!!!!!!!!

  7. PerequeWeb disse:

    Instale o OS X no seu PC, é mais barato e pode ser mais vantajoso que comprar um Mac usado
    Qual a configuração dele?

    • Chico noronha disse:

      Ah, o PC (laptop) acho que num ia se prestar pra isso, não, amigo. É um Acer, com 3 GB de RAM, 160 de HDD, 256 de video dedicado e processaddor TURION X64 de 2.0GHz. Apesar de “bonzinho” já começa a dar sinais de “canseira”, sabe??: Acho que não queria investir mais nada nele, não. Aliás, um dos motivos que tem me “empurrado” para os MACs é o fato de terem versões nativas de softwares bacanas , feitos pra eles, tipo PRO TOOLS, por exemplo. Imaginei que rodariam melhor em MACs do que nas versões feitas para WIN….Sei lá, são só especulações, amigo. Acho que tenho um pouco de “preconceito” com o uso dos OSX em PCs. Além do mais, me agrada a idéia dos processados RISC em detrimento dos INTEL ou mesmo AMD (que tem se puxado com bons produtos).

  8. Chico noronha disse:

    P.S.: E tem mais, amigo. me chama muito a atenção no meu local de trabalho, sujeito editando video com o FINAL CUT, num G4 1.25GHz MDD, com 700 e pouco de RAM com a mesma facilidade e rapidez na renderização de quem escreve um texto no WORD. Pô, brother, te garanto que isso deixa qualquer um apaixonado…

  9. PerequeWeb disse:

    Te garanto que teu note seria superior, mas como ele é AMD, dependeria muito do chipset dele.
    ProTools, depende da mesa e não somente do software, sem ela, ele ñ funciona.

    Os processadores atuais, são um misto de RISC e SISC, até mesmo os PowerPC’s antigos da Apple.

    Dê uma pesquisada no MercadoLivre, existem MDD’s por R$700 reais, porém em São Paulo, dependendo de onde vc more, pode ser uma boa.
    Porém tem iMac’s já Intel, por R$1300 reais

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193184220-imac-intel-core-duo-20-ghz-20-polegadas-2-gb-ram-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192654917-powermac-g4-125ghz-mdd-urgente-_JM

  10. Chico noronha disse:

    É, amigo. Eu tenho mesmo pesquisado no ML, bastante. Só tenho restringido minhas buscas a PORTO ALEGRE-RS, que é aonde moro, pra não morrer num frete gordo!!
    Mas, enquanto não chega a minha oportunidade, agradeço mais uma vez os conselhos e dicas de quem é “do ramo”, como sempre digo.
    Valeuzão, brother.

    (enquanto isso, sigo estudando o funcionamento desses “brinquedos” que tenho achado cada vez mais fantásticos)

    • PerequeWeb disse:

      Tem um camarada meu do RS vendendo o G4 667 dele, já com o 10.5.8.
      Vejo com ele e te retorno

    • Chico noronha disse:

      Pô, foi eu bater um papo contigo aqui e apareceu no ML um G4 QuickSilver de 733 MHz, 1GB RAm e HDD de 80GB, rodando Leopard. Será que vale os 500 pila que o cara tá pedindo, brother??

  11. PerequeWeb disse:

    O meu comprei por 450
    Porém tem, 1.2 Gb de RAM e é de 800Mhz
    Só ñ se precipite, pois o G4 QuickSilver tem apenas 256 de cache, enquanto seu G4 400, pode ser que tenha 1Mb.
    Daí vc pode achar que um G4 733 pode ter mais desempenho que o seu, devido ai clock.
    Faça um teste antes, peça pra ver pessoalmente

  12. Chico noronha disse:

    Boa! Vou marcar com o caraa entre hoje e amanhã e volto aqui pra dar retorno, brother. Valeu a força!!

  13. eduardo disse:

    Oi, eu sou o dono do g4 hehehe fazia por 450 pra vc! abs

    • Chico noronha disse:

      E eu compraria por 450, amiguinho, pra completar a minha rede. Se tu tivesse respondido as minhas perguntas no Mercado Livre.. Mas não, elas tão lá, ainda…. mas é do jogo, a pressa era minha, em comprar…..
      Valeu!!!!

  14. Chico noronha disse:

    Tá feito. Tudo sob controle. Máquinas rodando a mil e trabalhando de montão. Só alegria!!!!!
    Agora, tenho uma dúvida. Como não sou ainda um conhecedor profundo de MACs e seus S.O. pergunto pro amigo: AONDE eu consigo uma “tabela” com os comandos possíveis, via “OPEN FIRMWARE”? Comandos tipo “formatar o HD”, “ejetar cd/DVD”, “criar pastas” e etc!!!! O amigo tem essa informação ou aonde posso consegui-la????

    Valeuzão!!!

  15. PerequeWeb disse:

    Pq via comando se vc pode fazer pela interface?
    Ta pesado?
    aioria dos comandos dele são parecidos com o do Linux, mas nem todos

    • Chico noronha disse:

      Não, amigo, nada de “peso”. Só tava (tô) querendo dar uma futricada,a exemplo do que fazia com o DOS, curiosidade mesmo. E Linux, bom, com esse eu nunca trabalhei MESMO….rsrsrsrsrs

  16. Chico noronha disse:

    Irmãao. To seguindo o baile aqui, apanha de um jeito, acerta de outro….vamos indo. Miha dúvida aagora é bem básica, mas AINDA sou sou novaato. Quero atualizar uma das minhas máquinas (G4 mac mini 1.33GHz, 1GB RAM 40 HD) e MAC oOS X 10.4 pra 10.5. Tentei de tuo o que achei na rede mas num vai. Tens uma sistemática razoável? Tentei versóes “retail” e tudo mais….

    Vlw

  17. PerequeWeb disse:

    São versões diferentes, ñ da pra atualizar
    Só se atualiza vertentes da mesma versão.

    Mac OS X Tiger 10.4.0>1>2>3>4>5>6>7>8>9

    Seria como vc querer atualizar do Windows Milênium pro XP, são versões dferentes do SO, sendo assim ele só instala novo. Não estou comparando os sistemas rsrs
    Mesmo se desse, aconselharia um BKP e dps instalação

    • Chico noronha disse:

      Hmmm…entendi…. E eu já posso começar a instalação d versão 10.5.6, por exemplo ou PRECISO começar da 10.5.0 e ir “subindo” gradatavimente?? Já fiz meu backup e agora vou formatar o HD…. Aliás, qual é a maneira mais fácil e prática de formatar o HD dum MAC, hein??

  18. PerequeWeb disse:

    Se vc tem o “DVD de instalação”, pode começar por qualquer versão, seja ela 10.5.0 ou 10.5.8
    É intuitivo cara, vc coloca o DVD, aperte “command+i”ao ligar o Mac e mete bronca.

  19. Chico noronha disse:

    Bom, comandante. Teus esclarecimentos tem sido muito úteis pra mim. É questão de tempo pra me habituar a trabalhar com os MACs. Por um bom tempo não devo vir aqui, fazer perguntas e talz. Agora, a “saideira”: Como o drive de dvd/cd do meu MINI tá meio baleado, como eu faço pra dar boot por dvd USB EXTERNO????

  20. PerequeWeb disse:

    Já tentou dando o boot normalmente?
    Command+i assim q vc ligar o mac.
    Caso ñ de certo, abra ele e tente desconectar o driver interno dele e deixar somente o externo

    Vc trabalha exatamente com oq, no Mac OS X?

    • Chico noronha disse:

      Opa!!! Amigo, trabalho basicamente com ediçãao simples de áudio, 16 bits de amostragem e 44.100MHz de frequencia. Sou locutor, então basicamente, gravo chamadas, audiovisuais, vinhetas e comerciais. Pra isso tudo usó só uma interface Behringer U-Control (como “placa de som externa), uma mesa de áudio XENIX (Behringer) ,um microfone B2 (Behringer)e o Final Cut pra pós-produção/edição. EVENTUALMENTE faço edição de video. Acho que era isso, brother!!!

  21. PerequeWeb disse:

    Se quiser postar seus trabalhos aqui, tutoriais, fotos, fique a vontade.
    É em uma rádio?
    Eu tava querendo uns programas pra webrádio no Mac, ñ achei nenhum.

    • Chico noronha disse:

      Puxa, obrigado pelo apoio, brother!!! Pois olha, eu trabalho justamente numa radio WEB, há 10 anos, fui eu quem idealizou e montou a rádio, só nãao tem antena!!! Mas lá, a gente usa o Windows Media Encoder mesmo (para Windows) pra fazer o streaming. Essa atividade “por fora” que faço em casa, sim, é pra radios comerciais, televisões e eventos particulares.
      Assim que eu “der um jeito” no meu MINI entre hoje e amanhã, vou procurar softwares de streaming pra MAC e aviso o amigo em seguida. Deve ter alguma coisa, com certeza……

  22. PerequeWeb disse:

    Logo pra ele neh, tem que ter rsrs
    Eu tenho todo planejamento de uma rádio web aqui, dexei no ar 3 dias, mas tenho que correr atras de pelo menos 4 patrocinadores pra poder pagar pelo menos minha net. Deixar ela ligada só consumindo energia ñ rola rsrs

    Vlw

    • CHICO NORONHA disse:

      Boa tarde, brother daniel.

      Cara, andei por aqui uns meses atrás agora a coisa tá andando melhor com as dicas que o qmigo passou.
      Seguinte: tu tava procurando software pra fazer “streaming” numa radio WEB e aalz, lembra desse nosso papo?: Pozé, brother, arranjei (acho) o software pra ti. O lance é o seguinte: rola no mercado um software chamado TRAKTOR DJ (tem o PRO, o STUDIO e mais uns outros). É software pra DJ e talz. Usei esse findi num MAC MINI e vi que ele tem a opção “BROADCAST” ou seja, transmitir pela rede. Não me aprofundei no lance mas dá uma conferida, brother, pode ser EXATAMENTE o que tu tá querendo!!!! Desculpa a emora em aparecer aqui mas tava mesmo ocupadão, dando um jeito nas minhas paradas!!!! Qquer coisa, dá um grito ae!!!!
      Um abração, brother!!!!

  23. Will disse:

    Amigo, tenho um Mini Mac 1.5 G4 80Gb 1GB, com Tiger, tenho feito o q vc recomendou, mas logo depois de escolher o idioma aparece a mensagem de que não pode ser instalado.

    estou usando uma midia que veio em um iMac.

  24. PerequeWeb disse:

    baixe o Retail do Leopard e tente de novo.
    Talvez vc esteja com uma imagem de restauração, e não instalação do sistema.

  25. Antonio Wilson Mattos disse:

    Olá ã todos!
    Tenho dois iMac PowerPC G4 de 800 Mhz com 1Gb e o MAC OS X Tiger, já instalei o MAC OS X Leopard 10.5.1 em um deles e agora estou atualizando para 10.5.8. Assim que terminar vou começar no outro.
    Valeu pelas dicas.
    []s.

    • PerequeWeb disse:

      Ola Antônio, bom, tenho um Powermac G4 de 800Mhz com 1.3Gb de RAM, assim que instalo o 10.5.1 ele fica bom, porém com o tempo e atualizações ele vai pesando, aconselho a você a manter o 10.5.1. No caso aqui, voltei pro Tiger, agora até videos do youtube ele toca, mas claro que com um pouco de leg rs

  26. Antonio Wilson Mattos disse:

    Olá PerequeWeb.

    Bom saber o outro iMac Flat Panel, o famoso ABAJOUR, vou deixá-lo com o 10.5.1 e comparar com este que estou atualizando para 10.5.8 o que ficar melhor e replico no outro.
    Novamente muito obrigado pelas dicas.

  27. Carlos disse:

    Amigo, tento instalat o os x 10.5 e nao consigo, ele abre a tela pra instalar, pede pra reiniciar, e quando volta nao continua instalando, minha maquina e um g4 powerpc de 1,25mhz, 1.75 de ram, 80 gigas de hd, comprei a maquina de terceiros, nao veio cd nem dvd, baixei o os x 10.5, salvei no dvd DL com a extençao .dvg, mas nao consigo instalar, meu sistema e o os x 10.3.9, por favor o que devo fazer?

  28. Carlos disse:

    Caro amigo, como posso saber?ou onde posso baixar esta versao? estou tentando tbm passar de 10.3.9 para 10.4 e tbm nao estou conseguindo, sera que meu mac esta bichado? Por favor me ajude, grato.

  29. Antonio Wilson Mattos disse:

    Carlos, sua máquina deve ser como a minha, não lê DVD Dual Layer. Você deve gravar o OS X em um DVD Single Layer e para isto deve retirar parte das coisa que lá estão, tipo: xCode, arquivos de outras línguas que você não irá usar etc… ( até que o conteúdo caiba num DVD single layer ). Tente fazer isto ( existe várias dicas sobre como enxugar a instalação do OS X na internet, procure no Google ) e depois post aqui sua experiência.
    []s.

  30. brooks disse:

    amigo funciona o mesmo procedimento com g5?

  31. felipe ramos disse:

    boa noite cara, tenho um g4 800mhz com 1gb de memoria rodando tiger , tentei usar esse metodo do seu tutorial, mas quando digito a 3 linha que é ( dev /cpus/PowePC,G4@1) aparece essa mensagem : can’t find device /cpus/PowerPC,G4@1. continuei pra ver se dava certo mas quando digitei o comando de boot pelo cd ele exibiu essa mensagem: can’t open . voce pode me ajudar

  32. felipe ramos disse:

    entao vc acha que atualizar pro leopard so vou estar perdendo rendimento da maquina m pq li em alguns posts que ele funcionaca melho com leopard? oq vc acha?

  33. felipe ramos disse:

    mas na verdade queria instalar o leopard pra ele fikar mais atraente para venda , pq adiquiri um mac book pro

    • PerequeWeb disse:

      Infelizmente PPC hj em dia só tem valor acima de 1Ghz dualcore.
      Comprei esse meu mais pra ouvir música e enfeite de mesa, enfeite caro rsrs
      Instale o Ububti 7 ou 8 PPC nele e veja se supre suas necessidades, já instalei o 10.04 e ficou meio pesadinho, acredito que o 8 ou debian 3 PPC fique em conta. Só ñ achei eles ainda pra download, só mesmo o 9 ou 10.
      Caso ache, compartilhe aqui😉

  34. felipe ramos disse:

    hahhah nem sabia que pegava no mac, nunca mexi nesse sistema, mas ele nao tem programas de audio legais imtaum nao seria viavel pra mim

  35. Birds disse:

    Um DVD do IMAC com o OSX 10.5 eu conisgo instalar em cima do processo acima em um Powerbook G4 Titanium…?

    • PerequeWeb disse:

      Sim, instala em qualquer Apple, desde que atenda o requerimento

      • Birds disse:

        Obrigado pela atenção PerequeWeb, no video por volta de 1:50- 2:30, é digitado os dois comandos:

        Comando para processadores 1 núcleo:

        dev /cpus/PowerPC,G4@0
        d# 867000000 encode-int ” clock-frequency” property
        boot cd:,\\:tbxi

        Comando para processadores 2 núcleos:

        dev /cpus/PowerPC,G4@0
        d# 867000000 encode-int “clock-frequency” property
        dev /cpus/PowerPC,G4@1
        d# 867000000 encode-int “clock-frequency” property
        boot cd:,\\:tbxi

        Tem que digitar os dois? Pois apenas digitei o primeiro (um nucleo) e não deu certo…

        Obrigado mais uma vez.

      • PerequeWeb disse:

        Os comandos sao de acordo com seu hardware

  36. Benonino disse:

    Olá, tenho um powerbook g4 12″ com 1.33ghz, 1.25 RAM e 80 de HD com o Tiger 4.11. Para haver a intalação do 10.5, terei de instalar o retail 10.5.1 ou já posso instalar o 10.5.6 ou 10.5.8?

  37. Josafá disse:

    Amigo to em duvida em uma parte no seu tutorial na parte de Comando para processadores 2 núcleos a primeira aspa esta junto “clock-frequency” ja no video esta com espaço “ clock-frequency” qual o qual o certo?

  38. Marcio Nilo disse:

    Boa noite amigos. Tenho 1 PowerPC G4 de 800 MHz e 1.5 GB SDRAM, Numero de cpus 1, L2 cache 256 kb. Fiz todo o procedimento do tutorial. Quando digitei (dev /cpus/PowerPC,G4@1) para dois núcleos deu “can’t find cpus/PowerPC,G4@1”. Mesmo assim dei ok e pulei para as outras linhas. Depois dei boot pelo cd. Quando ia preparar para instalar, deu uma mensagem dizendo que não podia instalar o sistema Mac Pro OS 10.5.1. Vcs podem me ajudar a solucionar essa questão? Abs.

  39. Josafa' disse:

    Amigo e pra eu da o boot pelo pendrive tenho que mudar o comando? boot cd:,\\:tbxi
    ou e so colocar, boot usb:,\\:tbxi ?

  40. breno leite disse:

    Cara me da uma ajuda ou uma luz, eu tenho um PowerPC G4 com 1GHz, 1MB cache L3 com 1GB SDRAM, que por o Leopard 10.5.6, baixei uma versāo, de 7GB(retail).
    Eu gravei no DVD e tals, mais ele pede para reiniciar e quando volta nāo aparece o disco para seleçāo da instalaçāo, que pÓbrema é esse ou será burrice minha, desde já muito obrigado!

    • PerequeWeb disse:

      Vc baixou a versão pra PowerPC ou Intel?
      Pelo tamanho acredito que seja pra 2.
      Inicie o Mac pressionando a tecla “C” assim que ouvir o barulho de inicialização, ele dará boot pelo CD/DVD

  41. No ultimo comando ele da um erro dizendo que cd:,\\:tbxi nao é reconhecido😦

  42. O meu é um G4 1,25 Ghz com 1,5 GB ram, meu Leitor fica ejetando o disco de instalção, aí estou usando um Dvd externo USB, sera que tem difereça?

  43. Junior disse:

    Tenho um G4 dual 867 , e nao estou conseguindo instalar o Leopard …. neste caso de dois processadores 867 , é necessario fazer a programacao indicada aqui ??? no aguardo !! Att Junior

  44. Junior disse:

    na verdade preciso instalar o Snow Leopard … no meu Dual 867 …. confundi em perguntar …. é possivel reallizar alguma modificacao na minha máquina para que ela rode o Snow Leopard. pois preciso instalar o pro tools 9 que só roda no Snow LEopard !!! NO aguardo !! Obrigado !! ATt Junior

  45. Edson Cruz disse:

    Tenho um PowerPc G5 2.0 e preciso instalar o 10.5 ? E o mesmo processo,pois ao digitar o processo do Video ,da palavra desconhecida.Como faco pra instalar ?

  46. MZ disse:

    É possível colocar um link de uma ISO confiável do MAC OS X 10.5 nesse fórum?
    Baixei vários torrent e nenhum completa a instalação…

  47. willian disse:

    eae …sou novo no mundo do mac peguei um mini mac usado …queria instalar o leopard,
    eu vou ter que compra um dvd de instalação do Mac OS X Leopard para fazer o procedimento

    obrigado

  48. Marcio disse:

    Brother, tranquilo? Sabe me dizer se tal artimanha funciona ára instalar o MAC OS X 10.4.9 (tiger) no powermac G4? Abs

  49. Gustavo disse:

    É possivel proceder com o mesmo processo que você disse mas para a instalação do Mac Snow Leopard 10.6 ? Tenho um PowerBook G4, mas no método normal não é suportado pela justa causa do processeador PowerPC.

    Obrigado pela atenção .

  50. jose disse:

    Por favor.. Funcionaria en un g3 a 600 con con 640 de ram? Acabo de comprar un retail 10.5.3 me llegara en unos dias.. Y si no directamente, instalandoselo desde otro i7 desde el firewire?.

    Gracias..

  51. Sara disse:

    Boa tarde Meninos,
    Alguem encontrou alguma ISO que complete a instalação?
    Todas do PB estão corrompidas, ou não finalizam a instalação…
    Estou triste…😦

  52. leandro disse:

    boa tarde estou com um imag g5 comprei o leopard 10.5.8 e o tiger 10.4.11 mais nao consegui instalar o leopard pois quando seguro c nada acontece entra o tiger normalmente o que faço comprei um dvd externo usb ele abre pede pra reiniciar mais nao volta a instalaçao e quando ponho pelo dvd do imac ele e ejetado.

    • PerequeWeb disse:

      O Leopard, saiu pra duas versões de processador, precisa saber pra qual versão vc comprou, se foi pra PPC ou Intel.
      Se não me engano, é option+c ou command+c, pra dar boot pelo CD.
      mas tem tempo que ñ mexo com isso, posso estar enganado.

  53. Fabiano disse:

    Ola Amigo preciso de sua estou QUAse comprando o produto :Apple Mac Mini G4 1.25ghz 1gb 80gb –
    Minha duvida e presta?posso comprar sem medo?qual e sua opinião?
    Segue link do produto:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469478928-apple-mac-mini-g4-125ghz-1gb-80gb-bom-estado-_JM

    Fabiano O. Machado
    Gestor E-commerce
    11-4243-1175
    11-8209-3632

    • PerequeWeb disse:

      Muito caro para um produto com mais de 4 anos de uso. Um MacMini novo custa apenas uns 200 reais a mais e com 4x a potencia desse. Mas casos eu uso para o mesmo seja básico, aconselho a procurar outro de menor valor.

  54. Dudu disse:

    Tenho um PowerBook G4 Processador 1GHz powerpc g4 768 de memoria e não da o boot de jeito nenhum se segui todas as instruções e depois que eu dou o comando boot cd:,\\:tbxi aparece can´t open: cd:,\\:tbxi

  55. Dudu disse:

    eu ja fiz igualmente mas me da esse erro

  56. Dudu disse:

    Meu cd e Original a versão dele e a 10.6 e a do mac e 10.4 mais eu coloco o cd e aperto “C” e não da o boot

  57. Dalmi Silva disse:

    TENHO UM POWERPC G4 733 ,SO EU TO SEM GRAVADORA DE DVD COMO FAÇO PARA INSTALAR VIA USB O MAC OS X LEOPARD…..

    • PerequeWeb disse:

      Acredito que os computadores antigos da Apple ñ dê boot pela USB. Mas vc pode testar retirando o HD e colocando qlq iso no pendriver e iniciar o Mac apertando a tecla “C”. Caso chegue a bootar o sistema, há como instalar. Vc pode gravar uma ISO no pendriver utilizando o qualquer programa que grave iso em pendriver.

  58. Dalmi Silva disse:

    digitei os comandos tudo certo porei nao passa

  59. Dalmi Silva disse:

    usei este comando para da o boot pela usb
    ” boot /pci@f2000000/usb@19/disk@1:,\\:tbxi “

  60. bruno disse:

    boa tarde a tds preciso de uma ajuda tenho um portatil powerbook g4 mas o meu disco avariou metilhe um disco novo mas agora nao tenho cd de instalaçao ja baichei o OS X Leopard gravei em um dvd em formato isso e ele nem reconhece o cd ja meti um dvd externo podia ser mas msm assim nao reconhece nem o cd podem me ajudar como gravar o cd OS X Leopard

    • PerequeWeb disse:

      Processo de gravação é nomral,precisa saber qual versão vc baixou, se foi “original” pra powerpc ou se foi hackintosh.
      Lembrando que pra dar boot pelo cd, a tecla “C” tem que estar precionada durante o boot do aparelho.

  61. bruno disse:

    a que baixei foi versao 10.5 leopard.eu sei q para arrancar do cd q se tem q precionar a tecla c pode me dizer tenho 2 versoes q baixei um esta em iso e outra esta em dmg qual das 2 gravo a da iso ou dmg e gravo como imagem??

  62. bruno disse:

    migao agora baixei mais os x 10.5 leopard upgrad dvd mas quando vou gravar diz q o dvd nao tem espaço o espaço q tem o arquivo e 6.32 gb.ja ando a 3 semanas a tentar por o os x no meu portatil e nao da nada ja gastei uns 20 dvds ou mais e ele nao reconhece nem 1 so reconhece um q tenho de origem q nao e dele os que eu gravo nao reconhece ja tou dando em doido

  63. carlos disse:

    tenho um imac abajur e ele quando liga depois de 2 a 3 minutos ele trava o q e presisso pra resolver o problema

  64. Oseias disse:

    Ola Daniel, ótimo blog, acompanho seu blog a um tempo e agora estou precisando de uma mãozinha sua, bom eu tenho um POWERPC G5, o leitor dele não lê DVD DL então comprei um leitor de DVD DL externo usb mas não estou conseguindo da boot, li varios comentarios aqui parecido com o que esta acontecendo comigo e gostaria da sua ajuda, estou procurando no google mas nã estou achando se eu achar posto aqui, tenho certeza que vai ajudar muita gente, obrigado.

    • PerequeWeb disse:

      Acredito que o G5 não dê boot pelo USB
      Em todo caso, desconecte o DVD interno, e ligue somente o externo e pressione “command + d” ou “command + i” como fz tempo que não mecho com meu Macbook, não lembro certo o comando

  65. Rafael Caparelli disse:

    Amigo tenho um g4 1,67 com 2g, 80hd,, estou com dificuldade de instalar o leopard nele, pois ainda pra piorar nao encontro imagem da instalacao com tamanho menor q caiba no dvd simples, pois como vc sabe esse leitor nao le dual layer, como devo proceder, me mostra o caminho porfavor,, rodaria tranquilo? tentei pela usb, nada, nao da boot, to quase vendendo essa maquina . da uma luz porfavor,,,,, abracos

  66. Edson gonçalves disse:

    cara meu powermac G4 não esta aparecendo os Hd e outra foi quando eu fui estalar o leopard 10.5.8 que tem em video poderia me achar obrigado

  67. Roni souza disse:

    tenho um Mac OS X versao 10.4.11 – power pc g4 de 1.33 GHZ e nao consigo atualizar plugins e o firefox compativel com o sistema. O que devo fazer?

  68. Genivaldo disse:

    Olá Amigo! Dentre as dúvidas e respostas que li,creio que podes me ajudar. Tenho um powermac g4 1.25 com o osx 10.4 instalado por um amigo de Aracaju. Estou rodando o protools 7.3 estava deixou de abrir depois que tentei esvaziar a lixeira de uma forma que me passaram no Google e devo ter errado pois pouco sei do mac apesar de te-lo há muito tempo. Baixei a verção osx 10.5.8 porém ao instalar da erro. O que fazer? Quero mudar para um protools mais recente. Me ajuda.

  69. Genivaldo disse:

    Obrigado Amigo pela atenção! A mensagem de erro foi: A abertura falhou. Não foi possível abrir Mac OSXUpd10.5.8.pkg”. Este tipo de pacote requer o Mac OS X 10.5. É isso. O que fazer? Aguardo ansioso.

  70. SAFO disse:

    Boa noite, tenho um G4 com a frente da maquina prata, instalado apenas 9.2, e gostaria de instalar o Leopard ,minha 1ª duvida é que quando ligo pressionando Command-Option-O-F , ele não aparece tela preta vai direto para eu digitar os comandos e não consigo abrir para botar o dvd (leopard) nem antes nem depois dos comandos, 2ª duvida é se meu processador é single ou dual… desde já agradeço e desculpe-me pelo texto !

    • PerequeWeb disse:

      Ele tem tipo uma telinha ou uma bolinha com o auto-falente na frente?
      Vc tem teclado Apple? Caso tenha só pressionar o eject q ele abre a bandeja e vc coloca o DVD.

      IMG1 MDD

      IMG2 QuickSilver

      • SAFO disse:

        IMG2 QuickSilver , exatamente esse rs
        tenho teclado apple, consigo ejectar nele com o tiger rodando, + quando ligo usando
        Command-Option-O-F para instalação do leopard , ele vai direto para dar os
        comandos do ” single ou dual ? ” ( ainda na duvida ) e o eject não funciona +,
        e nem da boot com ( boot cd:,\\:tbxi ) talvez por não ter cd dentro dele ?!

        Outra situação do mesmo é que está com 2 HD instalados
        1º de 40 GB – com 10.4.11
        2º de 120 GB – com 9.2

        Isso pode causar algum conflito ou implicar de alguma forma para instalar
        o leopard 10.5.6 ?

        Muito grato pela atenção, parabéns pelo site, tópico perfeitamente explicado,
        nem sei como ainda não ta rodando o leopard rs

  71. SAFO disse:

    IMG2 QuickSilver , exatamente esse rs
    tenho teclado apple, consigo ejectar nele com o tiger rodando, + quando ligo usando
    Command-Option-O-F para instalação do leopard , ele vai direto para dar os
    comandos do ” single ou dual ? ” ( ainda na duvida ) e o eject não funciona +,
    e nem da boot com ( boot cd:,\\:tbxi ) talvez por não ter cd dentro dele ?!

    Outra situação do mesmo é que está com 2 HD instalados
    1º de 40 GB – com 10.4.11
    2º de 120 GB – com 9.2

    Isso pode causar algum conflito ou implicar de alguma forma para instalar
    o leopard 10.5.6 ?

    Muito grato pela atenção, parabéns pelo site, tópico perfeitamente explicado,
    nem sei como ainda não ta rodando o leopard rs

  72. SAFO disse:

    amigo me desculpe pelas enumeras duvidas, mais não consigo acessar a internet usando wi-fi pelo G4 + acesso normalmente pelo meu outro pc ( DELL ) teria como me dar + uma ajuda ?

  73. Clovis disse:

    Eu estou curioso, tenho um Powerbook G4 Titanium de 15″, o som dele não funciona, mas a entrada P2 funciona perfeitamente, a tela por vezes fica azul, rosa, e por vezes trêmula, e outra que o facebook e o youtube não funcionam bem nele, ficam super lentos, ele tem 1ghz de frequência e 1gb de ram. tem até entrada DVI, roda o mac os x 10.4.11 , o que você me recomenda para melhorar na lerdeza dele? só tenho ele de pc!

    • PerequeWeb disse:

      Ñ há muito oq fazer, os sites de hj tem uma programação diferente pra o da época dele. Eu instalei uma vez o ubuntu 9 no meu PowerMac G4 e rodou até que bem, porém flash ñ rodava nunca.
      Vc pode colocar aubuntu nele ou deixar o mac mesmo e usar como aparelho de som rodando duas músicas favoritas ou filmes em AVI ou MP4 de baixa resolução

  74. Clovis disse:

    Ele roda filmes em Dvd com perfeição, sem erro a resolução 1920×1080 , coloquei no meu monitor full hd, só acho que precisa ser reformatado, tá meio estranho, nunca foi formatado desde sempre, só atualizado.

  75. junior disse:

    meu powerbook G4 tem processador 1.65 ghz e 2gb de ram sera q ainda precisa mexer no Firmware dele pra instalar o 10.5 ? pq n estou conseguindo entrar no Firmware…dai eu iria baixar o iso e instalar direto…alguem ajuda?

  76. Herica Tavares disse:

    Ganhei um imac Abajour, mais ele e muito lerdo, e nao consigo baixar nada! Alguem pode mim ajudar! Por favor, gostaria de atualizar ele de alguma forma!

  77. Junior disse:

    Amigo, tenho um eMac G4 1,25ghz e 1,5mb ram usando o OS 10.3.4 mas não entra no comando ((Command-Option-O-F,)) para continuar o “upgrade’. Tbm fiz o download do Leopard 10.5.6 e gravei a imagem em DVD. Ele abre normal como se fosse instalar, mas quando reinicia, não á opção de instalação e volta ao sistema operacional. Sugere algum outro sistema operacional ? Abraço

  78. Eliel Luck disse:

    possuo um powerbook g4 inch 12” porem nao consigo formatar pois não reconhece o disco porem já fiz substituição tbm sem sucesso, nao consigo flat do hd para realizar teste.
    consigo fazer instalação a partir de um HD externo

  79. […] Instalando Mac OS X Leopard no PowerMac G4 | Daniel Sant´ana – Dec 24, 2010 · manin tem como usar esse processo pra poder instalar hum snow leopard em powerpc g4 ou ate msm instalar hum lion… […]

  80. Der107 disse:

    Olá estou com um PowerBook G4 1.25gb PPC, troquei a hd por uma maior e agora não consigo instalar o os x, o leitor de DVD começa a leitura e ejeta a mídia sem mesmo começar a ler, como posso instalar os x em um HD antes de colocá-lo no pc ou via usb

  81. David disse:

    Onde encontro app para g4 ?

  82. David disse:

    Se eu baixar o arquivo do ios leopard como faço para instalar ? tem como ? ou precisa realmente do CD ?

  83. Adriana Felix disse:

    Tenho um MAC OS X versao 10.5.8

    Processador powerPC G4 1GHz cache L3

    memoria 1 GB SDRAM

    Preciso instalar o Adobe Flash Player para isso eu preciso de um CD?

    Tenho como baixar pela internet?

  84. Adriana Felix disse:

    Uma duvida levei meu mac em um tecnico e ele quebrou a entrada USB do mouse, tem conserto?

    Aguardo respostas,

    Obrigada:)

  85. luan disse:

    tenho um powebook g4, e ele nao tem o caractere # oq eu faco¿

  86. […] Instalando Mac OS X Leopard no PowerMac G4 | Daniel … – manin tem como usar esse processo pra poder instalar hum snow leopard em powerpc g4 ou ate msm instalar hum lion… […]

  87. Ygor disse:

    cara, veja se pode me ajudar… estou precisando colocar o leopard em um mac com PowerPC G5 só que ele nao reconhece os pendrives de boot, existe algum comando como esse do G4 pra ele?

    • PerequeWeb disse:

      Ao ligar o Mac, precione a tecla OPTION, aparecerá os itens de boot no Mac, basta escolher qual. Se mesmo assim der erro, pode ser o pendriver que não está devidamente “configurado” com a imagem.

Deixe uma resposta

