PowerMac G3 Blue Casemod

Publicado: 6 de dezembro de 2010 em CASEMOD, HACKINTOSH

Como meu PowerMac G3 Blue faleceu, queimaram as soldas da placa de rede onboard, impossibilitando a instalação ou boot do OS, resolvi fazer dele um Hackintosh.
Não que eu esteja feliz com o acontecido, me deu até vontade de comprar um puro sangue mais rápido e tal, porém la pila estas curta.

Como eu já tinha a intenção de comprar um gabinete Apple pra fazer isso, juntei as lágrimas com a vontade de criar.

Logo de cara ví vários obstáculos para fazer uma adaptação sem tanta agressão ao gabinete e que me desse menos trabalho.

Pois uma delas foi, como adaptar a placa mãe a bandeja?

Visto que os pinos existentes nela são de um tamanho e padrão diferente.

Já que meu pai tem uma oficina de tornearia, ummm foi mamão com açúcar e mel rsrs

Depois de marcar a furacão, fazer a rosca e fixar as bases da placa-mãe.

Depois vieram outras complicações.

Como ligar o penejo?

Ví num site, em que um gringo fez um casemod de respeito em um G3 Blue, pintou, cotou e modificou o danado inteiro, muito lindo o resultado.
Ele fez uma adaptação nos botões do painel frontal do Mac, aproveitando assim o reset e power.
Observando essa adaptação dele, fiz uma segunda adaptação, ou melhor, aproveitamento do já existente no próprio Mac, sem alterar nenhum circuito ou a necessidade de se soldar nada. Assim, posso derrepente reaproveitar essas peças ou até vende-las, depois claro achar um método mais eficiente.

Observei as trilhas dos botões ma placa e vi que elas iam cad uma para um lugar, assim aproveitei um cabo de áudio de CD-ROM que não se usa mais há muito tempo, cortei ele no meio e encaixem na pinagem lateral e depois na placa-mãe, porém ele funcionava inconstantemente, depois de trocar de lado, vi que ele usa um padrão de pólos ( positivo e negativo ), coisa que em PC’s, apesar de se ter também, não faz diferença no resultado.

Placa mãe fixada e ligando.


Depois de tudo no lugar e funcionando, vamos as finalizações e complicações maiores.

Uma coisinha que pode me dar problemas futuros é justamente o local onde a fonte fica e sua posição vertical. ELa fica bem na frente do cooler do processador, mas por 3 milímetros eles não encostam. Com pouco espaço para captação de ar, sua temperatura subiu uns 4 graus, muita coisa pra dias quentes como os atuais.

 

A bandeja do CD-ROM do Mac atrapalhou meu fim de semana. Ela fica bem na reta do pente de memória, assim não posso fechar a tampa sem que a memória bata nela.

Minha única saída será cortar ela, assim será até melhor, visto que assim será mais fácil de colocar os cabos de força e dados.

No final das contas, o bixo esta montado e funcionando (estou postando por ele). Mesmo sem nenhum leitor.

Outras dores de cabeça virão.

A tampa frontal do CD-ROM vai me dar dor de cabeça, já que o botão de ejeção dela não bate com o do leitor.
A luz no botão de power, terei que rever, pois tenho medo de alimentar ela e acabar indo alguma corrente pra placa-mãe.
O aquecimento do CPU, até tenho uma idéia, colocar a fonte sem capa e virada ao contrário, mas é o tipo de coisa que me matará outro FDS.

Pra finalizar, aqui vai a foto da bagunça.

E pra alegrar, aqui vai a foto do cabrunco ligado.

ATUALIZAÇÃO (20/03/011)

Uma boa atualização foi feita nesse hackintosh. Adicionei a minha velha e boa XFX 8600GT XXX.

Como ela estafa parada por defeito em alguns capacitores, problema que infelizmente é comum nessa VGA, após a troca dos mesmos por capacitores compatíveis, ela volta a tona, e como sempre, toda esquentadinha. Sendo assim algumas modificações foram necessáris na estrutura do gabinete para melhorar a sua refrigeração.

Primeira, e mais importante.
Foi feito um furo na base do gabinete para usar de entrada de ar, e como a VGA ficava bem  na reta, o mesmo foi feito coincidindo com ela, assim o ar fresco entra e refrigera diretamente a VGA conseqüentemente o restante  dos componentes.

1º Fase do furo.

2º Fase do furo.

Outra mudança necessária foi a base do HD, sendo que onde ele ficava originalmente era no fundo do gabinete. Usei um suporte de gabinetes de PC, colocado abaixo da fonte, assim ele ñ fica muito longe de sua alimentação, evitando a embolação de fios e nem tão longe da placa mãe. Porém a sua posição ñ poderia atrapalhar a VGA, visto que esse gabinete é muito piqueno m relação a de um gabinete médio de PC.

1º Posição.


Não seria um mal local, pena que o molex do HD esbarrava no VGA quando o gabinete se fecha.

2º Furação

Visão geral da nova posição e os demais componentes.

Depois dessas alterações, a VGA ficou numa média de 57 graus, 5 graus abaixo de seu normal sem a devida ventilação.
Como ela ainda esta em estado probatório, alguns jogos serão necessários para assegurar que esteja devidamente reabilitada para a vida jogatinosa que eu levava com ela rsrs.

E como resultado final, temos agora tudo da maneira que eu queria.
Meu PowerHack G3 Blue com uma boa configuração conectado a um monitor via DVI ao meu AOC F19, e o meu xodó, meu PowerMac G4 800Mhz conectado ao mesmo via VGA.

Idéias, sugestões, críticas e principalmente, cerveja, pois hoje fez um calor da porra aqui.

Vlw

comentários
  1. ANDRÉ CÂNDIDO disse:

    Fantastico trabalho! Tenho 3 Power Mac (G4400, G4733 e G51.6), se algum deles vier a falecer quem sabe não faço uma experiencia dessas?
    Parabéns pelo trabalho amigo, ficou nota 10!!!

Deixe uma resposta

