Rede Vista e Leopard

Publicado: 29 de janeiro de 2009 em ARTIGOS

Pra você que, igual a mim, tem em casa vários PC´s cada um com um SO diferentee que queira trocar arquivvos dentre eles esta com dúvida em como acessar um ao outro pela rede. Aqui vai uma dica rápida de como macessar o Leopard pelo Vista.

  • Vá a Preferências de Sistema do Leopard.
  • Procure por Rede

  • Lá você encontrará várias opções de conexão, porém só nos enteressa a Ethernet. Ao lado esta a tabela de configuração na qual você pode deixar sua conexão a sua necessidade, mas deixaremos como IP manual. Ex:IP 192.168.0.2 Mascara de rede 255.255.255.0 e router 192.168.0.1

  • Depois vá em Compartilhamento, lá você configurará as opções de compratilhamento de pastas, dispositivos (DVDRom e CDRom), como no nosso caso é uma rede simples abilitaremos na tabela da esquerda somente Compartilhamento e Arquivos.

  • Logo acima em Nome do Computador, você poderá colocar um nome do seu Mac ou iPC, como desejar.
  • Abaixo em Pastas Compartilhadas clicando no sinal de  “+” você irá adicionar uma pasta ou dispositivo ao compartilhamento.
  • Do lado direito , você irá comfigurar as opões de segurança, onde pode colocar “somente leituta” ou “leitura e escrita”.
  • Abaixo em Opções, irá configurar opções de protocolos usados, tais como o AFP (padrão Apple), FTP (padrão de qualeur conexão)e ou SMB(padrão para sistemas GNU/LINUX, eu aconselho a marcar todos, sendo o AFP não tão necessário, dependendo de sua rede.
  • Abaixo e Contas você poderá marcar os usuários que acesaarão essa rede.
  • Para acessar um compartilhamento no Vista vc tem 2 opções:
  1. Abra o Finder, no menu, clique em Ir depois em Conectar-se ao um Servidor. Na barra Endereço do Servidor você digita smb://IP.DO.WIN.VISTA e tecle enter. Ele pedirá uma senha de usuário e prnto
  2. Eu acho a segunda mais facil. Va ao terminal e digite:
    open smb://IP.DO.WIN.VISTA/COMPARTILHAMENTO. Ele pedirá uma senha e depois abrirá uma hanela do Finder com as pastas e arquivos compartilhados

    Feitos esses passos vamos a parte Windows Vista, que é masis facil.

    • Clique com o botão direito em Ambiente de Rede depois em Propeiedades. No menu ao lado esquerdo clique em Gerenciar Conexões de Rede, onde aparecerá as conexões existentes.

    • Clique com o botão direito em cima da sua conexão existente e depois em propriedades.

    • Escolha Protocolo TCP/IPv4 e clique 2 vezes
    • Faça as mesmas configurações de IP do Leopard nele mudando somente o ultimo número de IP,no caso assim IP-192.168.0.1 e clique em OK

    • Agora vá em Ambiente e Rede e clique com o botão direito e depois em Mapear Unidades de Rede e coloque o IP do Leopard. Ficando assim. \\192.168.0.2\compartilhamento, ao clicar em concluir ele abrirá uma tela do Explorer com os arquivos e ou pastas compartilhadas.

    Bom, caso deu algum erro, deixe um comentário seguido da foto do erro que verificarei oque pode ter dado errado.

    Obs: As configurações de IP não são um padrão, podendo você configurar de acordo com sua vontade e ou necessidade dependendo de onde irá utilizar os Sistemas. No meu caso os IP´s estão diferentes em relação as fotos.

    Grato

    comentários
    1. Renato disse:

      Estou tentando acessar do notebook com windows 7 o PC com Mac Leopard mas ta dando erro código 0x80070035, mas desabilitei o firewall e a senha para permissão.

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s