Virtualização garante mais por menos

Publicado: 3 de abril de 2008 em GNU/LINUX

O estereótipo dos chefes no regime capitalista selvagem supõe que eles sempre desejam dispensar grande parte dos funcionários, conservar apenas os mais capazes e rapidamente transferir para eles as tarefas dos que foram demitidos. Esse “aumento de eficiência”, no entanto, é considerado moral e legalmente condenável. Porém, se alterarmos esse cenário, trocando “funcionário” por “computador” e “chefe” por “gestor de TI”, eliminamos o fator moral e, com ele, a injustiça. Afinal, computadores não são pessoas com famílias, mas máquinas sem inteligência, que consomem energia elétrica, poluem o meio ambiente e tendem a apresentar defeitos quando estão velhos e acarretam despesas. Conseqüentemente, quanto menos deles houver, melhor.
Para esse tipo de situação, não chega a ser surpresa a (nova) moda da virtualização. Com ela, vemos a expansão desse mercado, com cada vez mais fornecedores somando opções de soluções e trazendo, a cada duas semanas, novos produtos, ferramentas e recursos.
As matérias de capa desta edição da Linux Magazine destinam-se a organizar e avaliar os fornecedores, técnicas e tipos de cenários de aplicação. O segundo artigo analisa as ferramentas de administração, tanto aquelas oferecidas pelos fabricantes quanto as de empresas terceirizadas. O terceiro artigo explora a solução Virtualbox do ponto de vista prático, focando-se em sua funcionalidade de rede. Por último, Luciano Siqueira disseca a criação de kernels personalizados com os patches do Xen para suprir as necessidades em qualquer situação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s