Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas

Publicado: 27 de fevereiro de 2008 em ARTIGOS

Conheça a seguir algumas práticas que podem ajudar a manter o PC livre das pragas que se espalham por comunicadores instantâneos, como o Windows Live Messenger ou o Skype:

1. Não abrirás links ou farás download de arquivos enviados por teus contatos no comunicador instantâneo sem antes ter confirmado seu envio.

2. Manterás a versão de teu comunicador e do teu sistema operacional atualizada. Sempre que há uma nova atualização, os comunicadores mais conhecidos costumam enviar uma mensagem sinalizando o upgrade assim que o programa é inicializado.

3. Entrarás em contato com contatos que enviarem mensagens suspeitas para informá-los do ocorrido. Se possível, bloquearás a pessoa até que o problema seja resolvido, para evitar o clique involuntário.

4. Ficarás atento a arquivos recebidos com as seguintes extensões: .exe, .scr, .cmd, .dll, .bat, .lnk. Muitas pragas chegam a teu computador com essas terminações.

5. Não passarás informações importantes, como número de conta bancária ou documento, pelo comunicador instantâneo. Se um dos computadores estiver infectado, o conteúdo pode ser copiado.

6. Manterás o antivírus e o firewall sempre atualizados e configurados para examinar mensagens anexas. Farás varreduras no sistema periodicamente para encontrar pragas furtivas.

7. Ativarás a checagem antivírus no Windows Live Messenger para detectar pragas antes de abrir arquivos que te são enviados. Para tanto, irás em Ferramentas (Tools) > Opções (Options) > Transferência de Arquivo (File Transfer) e escolherás qual antivírus será responsável pela varredura.

8. Configurarás o programa mensageiro para exigir autorização sempre que alguém tentar te adicionar e evitarás adicionar pessoas desconhecidas em tua lista.

9. Deixarás a opção de login e senha automática desativada e fecharás o programa assim que sair da máquina, especialmente em computadores públicos.

10. Criarás um e-mail exclusivo para se cadastrar em sites ou participar de promoções em vez de usar o mesmo endereço usado para entrar no comunicador.

Agora, se as dicas chegaram tarde demais e o teu comunicador já foi infectado, ja sabe como eliminar a praga do teu PC.

Fonte 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s