Unreal Tournament 2003

Publicado: 5 de setembro de 2007 em ARTIGOS

Introdução

Olá pessoal, a princípio gostaria de dizer que este HOWTO, foi reformatado por mim para a forma de artigo do Viva o Linux. O formato original foi publicado no meu site em:

Espero que gostem.

Inicialmente, gostaria de dizer que este HOWTO se compõe de duas partes: a primeira, que cobre a instalação, é uma tradução feita por mim baseada no HOWTO escrito pelo Hethrep <hethrep@linux-gamers.net> e publicado originalmente no site Linux-Gamers em 18/11/2003, porém com algumas pequenas adições como links e outras coisas.

A segunda parte foi escrita por mim e trata da resolução de problemas decorrentes dessa instalação, tive que procurar muito na internet e acho interessante reunir este material.

Vamos lá e lembrem-se: “Só trabalho sem diversão, faz de Jack um bobalhão”.

Instalação do Unreal Tournament 2003

O instalador para Linux do Unreal Tournament 2003 encontra-se no terceiro CD (linux_installer.sh), porém se você não possui o CD em mãos, pode baixar o instalador em:

Porém não basta somente montar o CD e rodar o “linux_installer.sh” ao passo que você necessita trocar os CDs durante a instalação e isso não é possível quando você roda o instalador direto do diretório onde o CD está montado. Também é preciso possuir um mínimo de 3 GB disponíveis em disco para o jogo.

Então, logue como root e monte o terceiro CDROM. É recomendado que você execute:

$ export SETUP_CDROM=/mnt/cdrom

De acordo com o ponto de montagem correto da sua distribuição, isso irá evitar que o instalador fique checando todos os drivers (/dev/fd0, /dev/…) constantemente durante a instalação.

Execute o instalador do diretório base onde seu CDROM está montando (por exemplo: /mnt/ se está montado em /mnt/cdrom ou / se está montando em /cdrom):

$ sh ./cdrom/linux-installer.sh

Não inicie o instalador de dentro do mesmo diretório onde ele está (por exemplo: $ sh ./linux-installer.sh), pois desde que você esteja dentro do diretório do CDROM, não poderá desmontá-lo durante a instalação para trocar o CD. Rode o instalador usando o comando “sh” para não correr o risco de receber um erro como: /bin/sh: bad interpreter: Permission denied.

Feito isso, a GUI de instalação irá abrir, caso tenha um erro como “couldn’t open display”, execute:

$ xhost +local:localhost

Isso deverá ser feito pelo usuário a quem pertença essa sessão X para permitir outros usuários locais se conectar a mesma. Quando você terminar, execute:

$ xhost –

E isso irá desabilitar novamente. Siga a instalação normalmente selecionando as opções que forem apresentadas para a instalação.

Ao longo da instalação será pedido o “Play Disc”, este é o disco 1, depois será pedido o “Disc Number One” que na verdade é o disco 2 e finalmente será pedido o “Disc Number Two” que é o disco 3. Basta trocar e montar os CDs normalmente.

Se você utiliza o supermount (distros como Mandrake) tem que desabilitar primeiramente, como root execute:

$ supermount -i disable

Após a instalação:

$ supermount -i enable

Ao final da instalação, um pop-up rodando um xterm irá pedir o Cd Key, o mesmo será pedido duas vezes e caso você dê CTRL-C, o jogo não irá rodar. Caso queira, poderá pôr o Cd Key no arquivo /usr/local/games/ut2003/System/cdkey (dependendo do seu diretório de instalação) no formato AAAAA-BBBBB-CCCCC-DDDDD ou poderia por em ~/.ut2003/System/cdkey para prevenir que o seu Cd Key fique exposto para outros usuários na mesma máquina.

Atualização e observações

Para atualizar o jogo para a última versão (recomendado), execute o “loki_update” em /usr/local/games/ut2003/updater como usuário root ou como o usuário que instalou o jogo. Caso você venha a atualizar a instalação do seu Linux, não precisará reinstalar o UT2003, mantenha somente os arquivos em /usr/local/games/ut2003 e /root/.loki (ou para ser mais preciso, somente o link simbólico em /root/.loki/installed/ut2003.xml).
Se você não pode/quer utilizar o auto-update, poderá baixar as atualizações manualmente em:

Copie os novos arquivos substituindo os existentes.

Caso você jogue online e necessite baixar algum mapa, este será posto no diretório ~/.ut2003/Cache com um nome encriptado como XYZ.uxx, que será resolvido no arquivo cache.ini. O script a seguir irá mover todo e qualquer um desses arquivos dos diretórios ~/.ut2003/* (o padrão) ou qualquer outro, para o diretório global em /usr/local/games/ut2003 e mudando as permissões de acordo (não com chmod a+rwx mas sim com o+wt, onde ninguém poderá apagar arquivos existentes e somente criar novos).

Baixe o uncache2k3files.sh em:
http://www.linux-gamers.net/modules/mydownloads/visit.php?cid=1&lid=31

Resolução de problemas

Feito tudo isso, caso tenha sorte, seu UT2003 já estará rodando perfeitamente (é realmente lindo rodar um jogo sem usar a porcaria bugada do DirectX), mas caso seja um sorteado como eu terá um pequeno problema com o OpenGL ao tentar rodar o mesmo.
Minha máquina atualmente é um Debian 3.0 unstable com kernel padrão (2.4.18-bf2.4), foi manualmente instalado e configurado o suporte a OpenGL utilizando os drivers da NVidia (vide HOWTO em http://www.endless.com.br/~fernando/howto/howto-05-debian_nvidia.htm). Mesmo com isso, ao tentar rodar o jogo, aparecia a seguinte mensagem de erro:
“Could not load OpenGL library”
Imaginem minha cara de decepção ao ver isso, pois bem, muito rodei na internet (salve São Google) e achei a resposta. Basta remover/renomear/mover o diretório /usr/lib/tls e está resolvido (eu preferi renomear). Ainda não tive tempo de pesquisar do que se trata, mas caso alguém tenha a explicação desta solução, ficarei feliz em adicionar aqui.
Espero que isso possa ajudar, até a próxima.

Fonte 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s